sexta-feira, 23 de maio de 2008

SOMOS HERÓIS DO ABSURDO!



As aulas de filosofia andam rondando a minha cabeça..e vejo a relação delas em todo o meu cotidiano um exemplo disso é se prestarmos mais atenção a história dos heróis criadores do absurdo. Um deles foi Sisifio mestre da malícia e dos truques, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos deuses de sua época...
Relembrando sua historia.: Sisifio foi um dos heróis que desafiou os deuses de sua época...; quando capturado sofreu uma punição: para toda eternidade, ele teria que empurrar uma pedra de uma montanha, até topo, a pedra rolaria para baixo e ele novamente teria que recomeçar tudo. Ele se tornou conhecido por executar um trabalho rotineiro e cansativo. Tratava-se de um castigo para mostrar-lhe que os mortais não têm a liberdade dos deuses. Sendo assim percebo –me que uma grande maioria de todos nós somos sisifios seja no trabalho seja em casa, mais ainda há um ponto a ser visto..
Será que agimos como o heroi de tal história? Será levamos a nossa pedra de cada dia com a alegria que nós foi concebia ou com levamos o nosso cotidiano com os nossos absurtos criados e alimentados por nós mesmos..?
Sisifio me deixou bastante intrigada com sua história..porque mesmo condenado a uma tarefa “inutil” ele nós deixou um recado muito bom...ele na realidade queria nós dizer asssim:- Mortais ..empurrem a pedra de vocês com muita alegria e gratidão sabe por que? Lá no final.. desse esforço de cada dia pelo espaço e tempo infinitos, o objetivo é atingido...eu fui mais forte que a “ pedra” eu consegui fazer a minha história..
Então... pessoas.., a lucidez que deveria para ele constituir sua tortura ao mesmo tempo coroa sua vitória. . Se desta maneira, a descida é realizada às vezes com tristeza, também pode ser realizada com alegria.Todos nós temos “deuses” que constituem a nossas vidas diárias..seja nosso chefe, seja nossos clientes, seja nossos pais, seja nos mesmos.. somos conduzidos a levarmos a nossas pedras a cada dia..em suma historia ele não abraçou o absurdo como absurdo... .Ele tirou aproveito de uma situação, não que devemos nós conformar com que nós se é colocado mais assim fazer valer de cada coisa mínina pois se é disso que se da sentido a vida.
Sisifio teve a sabedoria de fazer uma tarefa tão “inutil” e tirar dela muito aproveito e não se conformar, vejo ele como um heroi do absurdo da sabedoria e não da inutilidade de ser .. e fazer as coisas..!


Não escolhemos a forma do nosso destino, mas podemos dar-lhe conteúdo.
O que procura aventura encontrá-la-á — à medida da sua coragem."
(Dag Hammarskjold)

9 comentários:

Wanderson "Wans" disse...

Penso que realmente rolamos pedra na vida, mas não sem um sentido.
talvez esta tarefa rotineira nos ensine a refletir, refletir e chegar a algumas conclusões.
Quem sabe um dia fazemos algo diferente com esta pedra? Do tipo...brincar de bolinha de gude gigante?

Que viagem né?

Gusta Fernandes disse...

Realmente concordo... nossa pedras devem ser carregadas com felicidade.. pois isso torna tudo bem mais leve!
Se bem que, Minha pedra Pai e minha pedra Chefe é bem difícil de carregar com facilidade! (risos)
ah, nós não desafiamos os Deuses, é maldade termos que pagar pelo tal que desafiou!!! (ou será que desafiamos?)
iii .. agora tô perdido de novo! ando fazendo tão esquecido que se desafiei nem lembro! (risos)

>> BjaUm! <<

Gusta Fernandes disse...

Meu Deus ... num sei se desafiei algum deus ... mais o prtugues sim!!! (risos)


Ali em cima é "nossas pedras"

Erro de concordância feio!!!

''[G]ü[R]ÿ disse...

adorei essa filosofia sua... apesar de eu já estar nesse rítmo de estar sempre alegre, mesmo no cotidiano mais insosso que pode ser.

viu, e a frase no final do texto, (Que coincidência!) eu já usei tb num post meu. ..

hehe..

alohaa..

visite-me tb..

té mais

Marcelo Martins disse...

Vejo que mesmo condenado pelos Deuses, Sisifio continuou a zombar deles com a sua atitude otimista.
Estou correto?
E concordo plenamente com a sua analogia sobre a pedra e a vida cotidiana.

Beijinhos.

Drêycka disse...

menina/
cada imagem liiiiiiindaaaaa
adorei a head do blog e das imagens.

perfect!!!!

bju,ta add, viu?

Menina da lua disse...

Penso que tô levando a minha pedra de todo dia, mas somos sempre suspeitos, eu acho.

Obrigada pela visita e pelas palavras doces.
Amei teu blog.

Bjinho

Camilinha disse...

Eu já tentei prestar atenção assim... mas depois descobri que pensar, refletir demais é viver de menos...

passeia com teus pensamentos, mas volta aqui pra vida...


beijos daqui...

FINA FLOR disse...

sabe como se chama a nossa pedra?

CULPA.

beijos, querida

MM.

ps: lindo seu cantinho, adorei as fotos ;-)

ps2: obrigada pela visita gentil, volte sempre que quiser e ó, minha ausência é por conta do Sol na Boca, nem preciso dizer, né?!