sexta-feira, 24 de junho de 2011

É com lágrima nos zóio dexei meu torrão natá"...

E de se falar nesse tempo bom aqui em nosso nordeste o tempo e de festas e de São joão.... e não tem como lembrar nosso rei do baião e suas divinas musicas que bem cantadas em forma de historias , acho que ninguém muito menos um rei como o nosso do baião ....
Na epoca que eu fazia faculdade pense era tão fascinada pela sua historia que já projetos baseados em sua cultura ou seja seu legado deixados aqui a todos nós...
Farto Luiz que em suas melodias já nos traduzia bem claramente como era a vida em nosso sertão , sertão que pela sua simplicidades era descrito com muita fé,em um sertanejo que mesmo seus suas tecnologias aqui presentes era é ainda é um povo Feliz.
Em seus versos de sua musica Apologia ao jumento ele nos diz assim:

Agora meu patriota, em nome do meu sertão
acompanha seu vigário, nesta eterna gratidão
aceita nossa homenagem
o jumento é nosso irmão ...

Parece até historia em seus singelos versos ela nos conta sua mal querencia em parti com deboche contra seu pai na musica respeito a Januário:

"Quando eu voltei lá no sertão
Eu quis mangar de Januário
Com meu fole prateado
Só de baixo, cento e vinte, botão preto bem juntinho
Como nêgo empareado
Mas antes de fazer bonito de passagem por Granito
Foram logo me dizendo:
"De Itaboca à Rancharia, de Salgueiro à Bodocó, Januário é o maior!"
E foi aí que me falou meio zangado o véi Jacó:
Luíz respeita Januário
Luíz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso
E com ele ninguém vai, Luíz
Respeita os oito baixo do teu pai!

Que felicidade e vós ter grande baião no nosso legado cultural e saber que só servimos a ser lembrados pelo que se é deixado aqui na terra.. belo trabalho ao Grande mestre Lula.... !

E fica aqui tb a historia de Samarica um senhorinha parteira...ahah eu adoro ela...!!

2 comentários:

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

Minha querida, teu texto é deveras precioso, fala das nossas coisas profundas, eu como nordestino e sertanejo sei disso. O ano que vem é o centenário de Luiz Gonzaga e teu texto faz uma preciosa homenagem a esse homem-lenda, maravilhoso que nos cantou em sua canções.
Se vc vivesse aqui em Santo Amaro te chamaria hoje à noite para dançarmos ao som de Luiz Gonzaga, bebermos licores e celebrarmos nossa cultura.

Srtª Elis° disse...

ahaha que bom edeney e te-lo aqui..em meu espaço.... olha com certeza nets noite tão singela trocaremoss danças e licores hehe um xero!